sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Educar com amorosidade

Educar é um processo que incide num ou vários papéis que se ampliam gradativamente pelo exercício e se aprimoram. É o resultado desse processo. Portanto, educar é, ao mesmo tempo, um processo e o seu resultado. O termo subjaz eivado de ambiguidade, mas carregado de valores, porque o educar compreendido como ação do ser humano responsável descortina-se nos mais diferenciados interesses do seu estar no mundo junto com o Outro, respeitando-o no dia a dia.

Amar é um ato corajoso, pois se configura num pacto com os seres humanos considerados na totalidade. Conhecidos ou desconhecidos, próximos ou distantes, pouco importa. Amar é comprometimento com as causas que permeiam o universo humano. Relevante que não seja plataforma para abiscoitar interesses particulares, nem objeto de manipulação do mais fraco pelo mais forte. Ao ser assim será tudo menos amor.

Educar com amorosidade é educar para a Felicidade e para a Justiça; é possibilitar ao indivíduo assumir-se como sujeito no processo através do qual se reconhece como um ser sócio-histórico-político-cultural, que se faz, desfaz e refaz no tempo e no espaço.

Nesse contexto, o ser humano aprende o significado da própria liberdade - o que não significa permissividade - e no gozo dessa liberdade, pode decidir-se por um determinado projeto de vida. Mas, embora seja único, não se encontra exilado no mundo, fechado em si mesmo. O ser humano convive com os demais, é um ser coexistencial.

No âmbito da Educação não poderia ser diferente - a existência é coexistência e o diálogo sensível é a ponte humanística que aproxima mestre e aprendiz.
__________

Referências

FERNÁNDEZ SESSAREGO, Carlos. Libertad y genoma humano. In: EL DERECHO ante el Proyecto Genoma Humano. Tradução: José Gerardo Abella. Bilbao: Fundación BBV Documenta, 1994. v. I. p. 254.

LALANDE, Andre. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. Tradução: Fátima Sá Correia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2011 – 11h
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz

Nenhum comentário: